Projeto desenvolvido pelo grupo Buraco d`Oráculo nas Cohab`s da Zola Leste de São Paulo. Consiste na criação de um circuito de teatro de rua e a criação de três núcleos de teatro de rua que integrará o circuito. Haverá ainda encontros bimestrais com fazedores e pensadores do teatro, denominados Café Teatral e uma publicação intitulada A Gargalhada. Este projeto tem o patrocínio da Lei 13.279/02 - Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Wednesday, December 06, 2006

O Teatro de Rua faz sua excursão no Projeto Circular Cohab`s

Durante seis meses, nove grupos de teatro de rua se apresentaramna zona leste da capital paulistana, com uma diversidade de linguagens que vai do teatro de mamulengo à commedia dell´arte." Ô raio o sol Suspende a lua Olha o Teatro no meio da Rua Uma roda aqui Uma risada lá Se liga minha gente É o teatro popular"Esta chula (cantiga popular de pergunta e resposta), foi entoada por seis Cohab´s da Zona Leste que fizeram parte do "Projeto Circular Cohab´s"do Buraco d´Oráculo no período de março a agosto de 2006.
O circuito de Teatro de Rua percorreu a região de Itaquera, Arthur Alvim e São Mateus, tendo apresentações todos os fins de semana, apresentando-se nos mais diversos lugares para um público bem variado.
Os lugares foram desde o parque Raul Seixas, local que recebe freqüentemente uma programação teatral, à Fazenda da Juta na região da divisa de São Matheus com Santo André, um local que não está em nenhum roteiro cultural da cidade. Neste conjunto habitacional apresentamos numa feira livre no horário da "xepa", passando a feira de domingo também a fazer parte da programação cultural dos habitantes da Fazenda da Juta no mês de junho.
Durante o circuito podemos confirmar o quanto foi importante a promoção de atividades artístico- culturais nas regiões escolhidas para compor o projeto. Estas regiões, distantes dos grandes centros culturais, provavelmente nunca farão parte de um calendário cultural da cidade, visto suas precariedades, o seu difícil acesso, locais que somente o Teatro de Rua, livre de grandes aparatos técnicos pode alcançar, apresentado-se para um público que não costuma freqüentar as salas de espetáculos ou , na maioria dos casos, nunca assistiu a um espetáculo teatral. Foi na busca dessa platéia que o circuito foi criado.
E para que houvesse uma variação das formas de expressões e linguagens utilizadas para o teatro de rua, não se prendendo somente a encontrada pelo Buraco d´Oráculo, convidamos grupos com os quais temos afinidades artísticas e que possuem trabalhos capazes de somar ao projeto. Tivemos então apresentações das mais diversas linguagens, passando pelo circo, teatro de mamulengo, palhaços e commedia dell`arte. Todas representações do teatro popular capazes de promover momentos de afetividade por meio de um diálogo direto e eficaz.
A aceitação do público aconteceu de forma surpreendente, em que as pessoas passaram a colocar o circuito de apresentações em sua programação de fim de semana, podendo observar o aumento gradual do público em relação a primeira e última apresentação de cada mês. Como aconteceu na Praça Dilva Gomes na COHAB I, que na ultima apresentação do nosso espetáculo "O Cuscuz Fedegoso" as pessoas desciam de seus apartamentos como se aprontassem para ver o acontecimento do dia, ou assistiam de suas janelas toda uma movimentação no centro da praça.
Nesses seis meses de projeto realizado concluímos também o I Núcleo de Teatro de Rua, em que buscamos compartilhar nossas referências com os alunos. Compartilhamos nosso aprendizado, técnicas e nossos anseios no fazer Teatro de Rua conduzindo-os por meio das cinco oficinas (Interpretação, consciência corporal, circo, percussão e confecção de figurinos e adereços) a formação de um grupo de teatro na região. O resultado foi além de nossas expectativas, o surgimento do Grupo Nascidos do Buraco com o espetáculo Falidos.
Como forma de auxiliar o projeto, lançamos este jornal (A Gargalhada) que chega agora a sua quarta edição, e buscou trazer material que fosse de importância a discussão pra o teatro. O jornal, juntamente com o ciclo de debates intitulado “Café Teatral" serviram também de ferramenta para o Núcleo de Teatro de Rua, que por meio de seus convidados despertou o interesse dos participantes em descobrir como se dá o Teatro de Rua em sua região ou o quanto pode ser um fato político fazer Teatro na periferia.
Agora o projeto aporta na Cohab Cidade Tiradentes, maior conjunto Habitacional da América Latina com aproximadamente 320 mil habitantes, e conta com uma parceria fundamental do Instituto Pombas Urbanas para a sua realização nos próximos seis meses. Parceria esta muito significativa, pois o Pombas Urbanas já se encontra fazendo atividades na região desde 2003, e este projeto vem somar a realização já feita na região, sem deixar de desbravar novos caminhos e novos interlocutores.
"Ô raio o sol suspende a lua...olha o palhaço, o mamulengo, o circo, a commedia dell´arte, o fantoche, o teatro popular. Todos no centro das Cohab`s."

Edson Paulo – Ator do Buraco d´Oráculo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home