Projeto desenvolvido pelo grupo Buraco d`Oráculo nas Cohab`s da Zola Leste de São Paulo. Consiste na criação de um circuito de teatro de rua e a criação de três núcleos de teatro de rua que integrará o circuito. Haverá ainda encontros bimestrais com fazedores e pensadores do teatro, denominados Café Teatral e uma publicação intitulada A Gargalhada. Este projeto tem o patrocínio da Lei 13.279/02 - Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Monday, July 10, 2006

Núcleo de Teatro de Rua


Abaixo dois depoimentos sobre o as oficinas do Núcleo de Teatro de Rua. As aulas ocorrem de terça a quinta no CEU Parque São Carlos. Dentro do núcleo os alunos têm aulas de interpretação, corpo, circo, percussão, ocorre, ainda, com outros alunos a de figurinos e adereços, todas voltadas para uma montagem no final.





Comentário sobre a Oficina

Eu estou adorando a oficina do Buraco d`Oráculo, pois o pessoal ensina não só como fazer teatro de rua, mas também nos orienta sobre a função do artista na sociedade. Essa é a parte que mais gosto!!!

Essa oficina trouxe-me outra visão sobre a arte. O que as peças de teatro querem dizer??? Como o artista se comporta com o público??? Essas são algumas das questões mais interessantes que os professores trabalham. Existem outras, como por exemplo, a energia que devemos transmitir ao interpretar; formação e fomento de informações necessárias à sociedade, que o artista deve ter e valorizar a integração de experiências. São muitos os assuntos que devemos tratar antes de ir pro palco.

Outra coisa muito legal, é o que os professores dizem sobre o futuro palco: a rua. Eles nos dão a consciência de que o nosso palco, não é nosso (propriedade do artista). Ele é um espaço aberto para a arte de todos. Nosso palco é um espaço cultural e a cultura é a manifestação de valores do povo em sua totalidade.

A rua é um espaço de todos e para todos. E essa característica de universalidade traduz-se na equivalência entre ator e platéia e essa situação é o sentimento de democracia condensado.

Nessa democracia cultural, o espectador é o próprio artista e o artista (sendo povo) é o responsável por levar informações; e não sugerir comportamentos.

Enfim, na “Oficina do Buraco d`Oráculo” tudo é colocado em debate e todos os debates enriquecem o processo de criação da peça.

No Buraco d`Oráculo temos uma formação artística, crítica, política; tudo com ética. Crescemos como ser humano.

A formação é oferecida em todas as aulas que temos!

É tudo muito bom!!!

Muito legal!!!
Enriquecedor!!!

Thomas Miranda


Para o Buraco d`Oráculo
Eu, Allan Elias, estou muito feliz com os professores e os meus colegas de teatro de rua do Buraco d`Oráculo, pois estou aprendendo muitas coisas no decorrer das aulas e estou gostando cada vez mais das aulas, como por exemplo:
Das de circo;
Das de interpretação;
Das de alongamwento.
Os professores, Adailton, de interpretação, a Selma, de circo e a Lucélia de alongamento, ajudam o nosso grupo a termos mais práticas e deixam as aulas bem divertidas.

O teatro de rua do Buraco d`Oráculo é a minha primeira experiência no mundo do teatro e estou aproveitando a oportunidade que estou tendo de estudar teatro, estou vivendo o meu momento no teatro e espero que esse momento não acabe. É isso que eu sinto no “Buraco d`Oráculo.”

Allan Elias Marcelino

0 Comments:

Post a Comment

<< Home